Português
Gamereactor
Desportos

UEFA divulga vídeo e comunicado sobre polémica penalidade do Atlético de Madrid anulada pelo VAR

A UEFA mantém a decisão do árbitro de anular o pênalti, mas abre para rever a regra.

HQ

A partida Champions League entre Atlético de Madrid e Real Madrid nas oitavas de final ainda é o principal tema de conversa hoje e, especificamente, o pênalti de Julián Álvarez que foi descartado pela regra do "toque duplo": Álvarez parece bater na bola com os dois pés quando chuta, algo que é proibido pela Lei 14.1 das Leis do Jogo feita pela IFAB.

A polêmica tem sido enorme porque nem um único replay de TV parece confirmar nem negar que o jogador do Atleti acertou a bola com os dois pés, o que foi quase decisivo para a vitória do Real Madrid durante a disputa de pênaltis, que terminou em 4 a 2 a favor do Real (outro jogador do Atleti, Marcos Llorente, também errou o chute). À medida que o barulho aumenta em torno do assunto, a UEFA divulgou uma breve declaração defendendo as decisões dos oficiais do VAR e do árbitro Szymon Marciniak.

"Embora mínimo, o jogador fez contato com a bola usando o pé de pé antes de chutá-la, conforme mostrado no videoclipe em anexo. De acordo com a regra atual (Leis do Jogo, Lei 14.1), o VAR teve que chamar o árbitro sinalizando que o gol deveria ser anulado."

Novo vídeo publicado pela UEFA parece confirmar que Julián Álvarez acertou a bola duas vezes por acidente

A UEFA também divulgou um vídeo de um novo ângulo, nunca visto antes na TV, que parece confirmar que sim, de fato, Julián Álvarez bateu levemente na bola com o pé esquerdo antes de bater com o direito (quase ao mesmo tempo), embora isso só aconteça porque o jogador escorrega (houve alguns deslizes durante toda a partida, na verdade).

Em outras palavras, Álvarez quebra a regra completamente por acidente, e com um contato tão pequeno que pode nem ter afetado a trajetória da bola (embora seja impossível saber com certeza).

Os jogadores do Atleti provavelmente encontrarão pouco conforto sabendo que "a UEFA entrará em discussões com a FIFA e a IFAB para determinar se a regra deve ser revisada nos casos em que um toque duplo é claramente não intencional". No entanto, a eliminação do Atlético de Madrid da Liga dos Campeões é irreversível, apesar de grupos de torcedores do Atlético de Madrid pedirem que a partida seja impugnada.

UEFA divulga vídeo e comunicado sobre polémica penalidade do Atlético de Madrid anulada pelo VAR
UEFA.com


A carregar o conteúdo seguinte