Osgood Perkins é descrito, e talvez até celebrado, hoje em dia como uma das figuras centrais do gênero de terror ao lado de Jordan Peele, Zach Cregger, Ari Aster e Robert Eggers, um dos novos autores com um toque pessoal inconfundível que pode ser sentido do começo ao fim, equilibrando consistentemente narrativa, estrutura e, claro, a boa e velha sensação de arrepiar.
E com Longlegs, The Monkey e Eu Sou a Coisa Bonita Que Mora na Casa, ele consolidou uma reputação baseada em filmes de terror sólidos que também se baseiam em habilidade técnica e um senso de suspense particularmente bem construído.
Keeper é um pouco uma anomalia aqui, porque além de ser muito mais tradicional do que os três exemplos mencionados, foi filmado no meio de uma greve da SAG-AFTRA enquanto a equipe aguardava para retomar as filmagens de The Monkey.

Não estou dizendo que é perceptível, mas é muito mais um horror tradicional de cabana na floresta, só com o senso de câmera de Perkins e, especialmente, do suspense. Chamá-lo de "desajeitado" seria exagerar, porque tudo em Keeper é polido e bem polido, desde o cenário afiado como navalha até a trilha sonora eficaz do compositor Edo Van Breemen. No entanto, é mais tradicional e talvez até convencional em termos de gênero.
Tatiana Maslany interpreta Liz, que comemora seu aniversário de um ano com o namorado Malcolm (interpretado por Rossif Sutherland), é convidada para sua casa enormemente bela em uma floresta distante da civilização, mas logo desconfia de toda a situação. Dizer mais seria estragar uma sequência rigorosa e precisa de eventos, exceto dizer que o primeiro ato do filme é estranhamente cheio de sinais claros de que algo está errado, que quase parece intencional – que Perkins zomba dos personagens que permanecem passivos mesmo enquanto todo o universo grita para sair do cenário inseguro.
Dito isso, sempre há duas fases nesse tipo de filme de terror – antes de tudo "desmoronar" e depois disso, e Perkins demonstra uma habilidade sólida para manter suspense e atmosfera em ambos. No entanto, o filme fica mais forte conforme avança, especialmente depois que Perkins abandona essa estranha convenção inversa ao finalmente deixar o filme "avançar".
Maslany, em particular, entrega uma atuação excelente, apenas parcialmente apoiada por um Rossif Sutherland um pouco rígido. E como não há realmente mais personagens além disso, o foco permanece quase exclusivamente nela, e felizmente.

No entanto, pode-se argumentar que Keeper se torna uma coleção de instantâneos, ou talvez vinhetas, em vez de um filme de terror coerente. Mais uma vez, voltamos ao processo de fazer o filme. Embora uma locação limitada possa ajudar a aumentar a tensão, o filme parece um pouco dedicado demais a um único cômodo, sem realmente nos permitir explorar a casa e as camadas. Como resultado, certas sequências ficam um pouco organizadas, infelizmente.
Não é o melhor filme de Perkins, mas não dá para tirar sua capacidade de fazer filmes de terror que funcionem. Longlegs sem dúvida tem mais a dizer e tem uma mitologia muito mais precisa e desenvolvida, mas Keeper ainda se destaca como melhor que a maioria, e talvez isso diga muito sobre seu talento.