Cookie

O Gamereactor utiliza cookies para assegurar que lhe proporciona a melhor experiência possível no nosso site. Se continuar, vamos presumir que está satisfeito com a nossa política relativa a cookies.

Português
Gamereactor Portugal
especiais
Sea of Thieves

Guia Sea of Thieves

As nossas dicas para se tornarem piratas temidos no mais recente jogo da Rare.

Querem um navio grande ou um pequeno barco? A vossa tripulação será numerosa ou reduzida? Estas são as duas primeiras questões que vos são colocadas depois de selecionarem o vosso pirata em Sea of Thieves. A primeira questão pergunta-vos se vão dominar as ondas numa chalupa ou num galeão, e depois de fazerem essa escolha, devem escolher se vão jogar sozinhos ou com um amigo num barco mais pequeno ou, em alternativa, com uma tripulação de três ou quatro pessoas na embarcação de maior porte.

Deve ser dito logo à partida que Sea of Thieves não é recomendado a jogadores solitários. É claro que é possível navegar sozinho numa chalupa, mas é completamente impossível vencer alguns dos adversários que encontrarão. Como tal, tentem encontrar alguém para jogar convosco primeiro e, se isso não for possível, considerem escolher uma tripulação maior e cruzem os dedos para serem emparelhados com jogadores simpáticos e acolhedores.

Sea of Thieves

Quando a aventura começar, vão dar por vocês num bar escuro e na companhia de personagens estranhas. Não recebem quaisquer instruções e pode ser fácil sentirem-se perdidos, mas na verdade este é um jogo muito intuitivo e fácil de jogar. Pressionem o botão LB para abrir um menu de itens onde podem encontrar objetos como pás, binóculos, bússolas e outros, e se pressionarem X recebem opções adicionais, como instrumentos. Apesar de não ser essencial, recomendamos que iniciem a vossa viagem ao aproximarem-se do bar e pedindo uma dose de grogue digital. Depois, selecionem a caneca do menu e bebam-na. Se fizerem isto duas ou três vezes, começarão a vossa viagem em Sea of Thieves de forma trôpega e incerta, mas na verdade é uma introdução adequada a um jogo onde terão de ser vocês a criar a vossa própria diversão.

A primeira coisa que devem fazer depois de abandonarem o bar é procurar barris por perto. O navio está à vossa espera no porto e, seja qual for a embarcação, terá um número fixo de bolas de canhão, tábuas e bananas a bordo. As bolas de canhão têm uma utilização óbvia, mas as tábuas são usadas para reparar infiltrações no casco e as bananas restabelecem a vossa saúde. Se levarem mais alguns destes recursos terão uma pequena vantagem extra.

Podem descarregar as mercadorias que estão a transportar nos barris que encontram a bordo, mas terão de manter alguns itens à mão para quando forem necessários. Se um navio inimigo se aproximar a disparar bolas de canhão, vão querer ripostar e recarregar o mais depressa possível e também reparar os buracos no casco sem primeiro ser necessário ir buscar bolas de canhão e tábuas. Além disso, em praticamente todas as ilhas que visitam encontram barris que contêm as coisas que precisam para reabastecer estes três recursos essenciais, por isso antes de saírem do barco guardem as vossas bananas, tábuas e bolas de canhão de modo a terem espaço para transportar ainda mais de volta ao navio quando acabarem de explorar.

Sea of Thieves

Mas antes de pensarem em levantar âncora, precisam de escolher uma missão. Os Gold Hoarders, a Merchant's Alliance e a Order of Souls são as três companhias mercantis atualmente disponíveis em Sea of Thieves. Todas elas oferecem missões simples para novatos e recomendamos que comecem pelos Gold Hoarders, que encontrarão numa tenda junto à doca. Este é Sea of Thieves na sua forma mais primária: vão caçar tesouros e procurar um cofre enterrado numa ilha algures. Como é natural, o ponto é marcado por um X vermelho.

Já a Merchant's Alliance, por outro lado, oferece missões de recolha de animais. Ao início, terão de encontrar galinhas de cores diferentes. Entretanto, a Order of Souls oferece batalhas com inimigos mais difíceis. Podem ter até três missões ativas em simultâneo, por isso escolham três e estarão prontos para partir à aventura. A primeira coisa a fazer quando embarcarem é escolher uma das missões e colocá-la na mesa da cabina. Os outros jogadores poderão fazer o mesmo e depois poderão votar numa delas. Aplica-se a regra da maioria; depois de escolhida a missão mais votada, é chegada a hora de içar a âncora.

Aqui gostaríamos de acrescentar que se estiverem a fazer uma missão para a Merchant's Alliance, depois da votação será necessário regressar até junto da pessoa que vos deu a missão (normalmente estão na doca) para recolher as gaiolas que vão precisar para guardar as aves. Caso contrário, existem gaiolas em algumas das ilhas, mas isso nem sempre acontece, o que pode prolongar a missão muito mais que o necessário. É um erro que só cometem uma vez; nós navegámos durante o que nos pareceu horas até encontrarmos a gaiola necessária para completar a missão.

Sea of Thieves

Se acabarem por optar por uma missão dos Gold Hoarders, pressionem o RB para abrirem o outro menu radial, onde encontram os objetivos das missões, os mapas e as cartas que encontram em garrafas. Escolham a missão e pressionem LT para a mostrar aos outros jogadores (às vezes pode poupar tempo) ou RT para espreitarem vocês mesmos. Lembrem-se do seu aspeto e aproximem-se da mesa com o grande mapa para localizar a ilha, marquem-na com o botão A e estão prontos a içar âncora. Se escolherem uma das outras duas missões, terão de procurar pelos animais sozinhos ou receber instruções sobre onde poderão encontrar o inimigo que deverão matar. Muitas vezes, estas missões são temporizadas e têm um relógio que podem consultar para ver quanto tempo vos resta.

Antes de içarem a âncora, sugerimos que todos os canhões (dois nas chalupas, oito nos galões) sejam carregados e que seja comunicada de forma clara em que direção o homem (ou mulher) do leme deve navegar. Depois, baixem as velas, rodem-nas para aproveitar o vento ao máximo e metam-se a caminho. Lembrem-se de vigiar constantemente a direção do vento para que esteja sempre a vosso favor. Terão de ajustar as velas várias vezes para obterem uma boa velocidade, o que vos dá a oportunidade de terminarem mais missões em menos tempo e assim ganhar mais dinheiro.

Sea of Thieves
Sea of Thieves
Sea of Thieves
Sea of Thieves